quinta-feira, 1 de novembro de 2018

A Sabedoria de Shah Naqshband

Eis um excerto da biografia de Shah Naqshband (Deus santifique o seu segredo), Grande Mestre medieval da Ordem Sufi Naqshbandi, a qual, de facto, lhe deve o nome.

«Eu levantava-me cedo, três horas antes da Fajir [oração da madrugada], fazia ablução, e depois de fazer as orações Sunnah [hábito profético], prostrava-me, suplicando a Deus com a seguinte prece: "Ó meu Senhor, dai-me o poder de suportar as dificuldades e a dor do Vosso Amor". Depois orava Fajr com o Shaykh [Mestre]. Um dia, à saída, ele olhou para mim e disse, como se tivesse estado comigo quando fiz a minha súplica: "Ó meu filho, tens que mudar o método da tua súplica. Ao invés, diz: ‘Ó Allah, concedei o Vosso prazer a este fraco servidor.’ Deus não gosta de ver os Seus servidores em dificuldades. Embora Deus na Sua Sabedoria possa dar algumas dificuldades aos Seus servidores para os testar, o servidor não deve pedir para estar em dificuldades. Não seria uma atitude respeitosa para com o teu Senhor."».