Música, Contos e Êxtase

O que é importante para mim é chegar a um momento de Presença Divina, juntamente com o público.

Shaykh Hassan Dyck


MÚSICA E SABEDORIA SUFI


Alguns elementos da tradição Sufi são a música e o conto de histórias, atuando em diferentes níveis, com um profundo e positivo efeito na alma. A música flui do coração do mestre Sufi para despertar o desejo do Amor Divino. As histórias sufis são anedotas e episódios muito simples e, às vezes, aparentemente contraditórias. Elas contêm uma profunda sabedoria espiritual, que conduz o ouvinte para o reconhecimento das suas necessidades básicas. Uma boa dose de humor do professor também é, muitas vezes, a chave para o desenvolvimento espiritual do estudante.



SHAYKH HASSAN DYCK


Durante os seus estudos de música clássica em Berlim (1966-1971) Hassan Dyck descobriu o seu interesse pela música tradicional indiana. Tendo encontrado um emprego como professor de música europeia na Índia, estudou com Ustad Vilayat Khan e deu concertos com a Orquestra Sinfónica de Delhi.

O seu interesse na espiritualidade e na música levou-o a viajar por muitos anos, estabelecendo-se por um longo período de tempo em Damasco. Os resultados dessas experiências musicais são composições de música étnica que ecoam a maneira própria de cada buscador espiritual.

Em 2000, Hassan Dyck juntou "Fana" o grupo composto por músicos italianos e alemães. A sua música combina a música ocidental com características e tradições espirituais orientais. Os seus concertos são, muitas vezes, acompanhados por um grupo de dervixes rodopiantes.



ENCONTROS COM SHAYKH HASSAN DYCK EM PORTUGAL


Shaykh Hassan Dyck oferece contos de tradição Sufi do Médio Oriente, intercaladas com momentos de música ao som do seu violoncelo, cuja forma específica proporciona uma ampla gama de notas e harmónicas, criando uma sonoridade muito sugestiva. O ritmo das histórias, simples e profundas, o sentido de humor de  Shaykh Hassan e a sua música são os ingredientes ideais para encontrar o "tom certo".

A reunião é aberta para quem estiver interessado, ainda que vagamente, em explorar formas de "sobrevivência" mais limpas, neste mundo. Mas também se recomenda aos casos mais desesperados: eles estarão em boa companhia...



VÍDEOS



Outros vídeos de Shaykh Hassan Dyck:



Ver também:


Alguns textos foram reelaborados e traduzidos para português a partir do original que se encontra no site www.sufi.it