O Islam funda-se em três pilares. O primeiro é CRENÇA, o segundo é AÇÕES, e o terceiro é o próprio carácter ou ATRIBUTOS.
CRENÇA – O coração acredita no que a mente nega. Isto deve ser compreendido antes de tudo ou então não haverá Islam. É inútil basear ou nivelar a própria fé pelo nível da mente, que duvida de tudo o que não pode experienciar por meio dos sentidos.
AÇÕES – Um crente deve agir com amor. Amor por Allah Omnipotente, pelo Seu Profeta, e pelo seu Shaykh [Mestre]. Nas suas ações, um crente deve imitar, ou copiar o comportamento do Profeta (a paz esteja sobre ele) e do seu Shaykh, submetendo todos os aspetos da sua vida a eles. Não poderá haver “departamentos secretos” na sua vida. Ele deve comportar-se sempre e em todas as situações, como se estivesse nas suas presenças.
ATRIBUTOS – o Alcorão diz-nos que não existem dois corações dentro do peito do ser humano. Nós podemos ser escravos do nosso nafs [ego], dos desejos do nosso ego, ou podemos servir o nosso Senhor. O carácter de um servidor de Allah é tal que ele é humilde. Ele sempre se considera estar em necessidade do seu Senhor, ser fraco e insuficiente perante o seu Senhor, e não inflado de conhecimento e autoimportância.
(Mawlana Shaykh Nazim - Deus santifique o seu segredo -, Oceanos de Misericórdia)