quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Fé, Ações e Atributos



«O Islam funda-se em três pilares. O primeiro é FÉ, o segundo é AÇÕES, e o terceiro pilar é o carácter ou ATRIBUTOS.

FÉ – O coração crê naquilo que a mente nega. Isto deve ser entendido antes de tudo, ou então não há Islam. É inútil basear, ou colocar a nossa fé ao nível da mente, que duvida de tudo que não pode experienciar através dos sentidos.

AÇÕES – O crente deve agir com amor. Amor por Allah Todo-poderoso, pelo Seu Profeta (a paz esteja com ele) e pelo seu Shaikh. Nas suas ações o crente deve imitar ou copiar o comportamento do Profeta (a paz esteja com ele) e do seu shaikh, submetendo a eles todos os aspetos da sua vida. Não pode haver “departamentos secretos” na sua vida. Ele deve comportar-se, todas vezes e em cada situação, como se ele estivesse na sua presença.

ATRIBUTOS – O Alcorão diz-nos que não existem dois corações no peito humano. Podemos ser escravos do nosso nafs [ego], dos desejos do nosso ego, ou podemos servir o nosso Senhor. O carácter de um servidor de Allah é tal que ele é humilde. Ele considera sempre que necessita de seu Senhor, que é fraco e insuficiente perante o seu Senhor, e não inflado de conhecimento e de auto-importância».

(Tradução para português pela Comunidade Naqshbandi de Portugal. Cf. Mercy Oceans. The teachings of Maulana Abdullah al-Faizi ad-Daghestani by [Mawlana] Shaykh Nazim Qibrusi, 1980, p. 3)