A Dança Rodopiante Sufi

A ordem Naqshbandi organiza Workshops de Dança Rodopiante Sufi em Portugal, dados por Shaykh Ahmad Dede.

Shaykh Ahmad Dede

Shaykh Ahmad Dede dedica-se a difundir pelo mundo inteiro o segredo da Dança Rodopiante Sufi. Os canticos, a música e uma profunda inspiração fazem dos seus seminários uma experiência inesquecivel que transforma radicalmente a vida dos seus participantes.


Mande um email se quiser organizar um Workshop de Dança Rodopiante Sufi na sua cidade,
ou para participar.



Biografia de Shaykh Ahmad Dede
escrita pelo próprio


Mawlana Shaykh Nazim e Shaykh Ahmad Dede,
com grupo de dervixes rodopiantes

De pais islâmicos, seu pai Hadji Usman Pattisahusiwa e sua mãe Hadja Neila Pattisahusiwa Pelupessy, provêm das ilhas indonésias de Saparoea, da cidade de Siri Sore. Chegaram aos Países Baixos nos anos cinquenta. Ahmad, sétimo filho de nove irmãos, nasceu na Holanda na cidade de Balk em 2 de Julho de 1960.

A família Pattisahusiwa mudou-se da cidade de Balk para Ridderkerk em 1966. Em 1976 o seu pai, Hadj Usman Pattisahusiwa, morreu, facto que o levou a começar a reflectir sobre o significado da morte. Alguns anos depois do falecimento do seu padre disse a alguns dos seus amigos: “No meu vigésimo segundo aniversário morrerei”. Os seus amigos reagiram de modo estranho a estas palavras.

Naquele momento nem ele mesmo compreendia o motivo mas no começo de 1982 a sua vida mudou completamente. Durante aquele período um certo número de pessoas lhe disseram que haviam sonhado que ele iria morrer. A resposta que lhes deu foi que, em sua opinião, Deus queria dizer algo diferente do que pensavam.

Na primavera de 1982 ocorreu algo em sua vida que o fez virar completamente as costas ao mundo. Na sequência deste feito, assumiu um novo começo na sua vida. Dirigiu-se a Deus e pediu a Allah que aceitasse a sua vida de maneira que pudesse dedicar-se completamente ao Seu Reino. Teve sonhos e visões que o mudaram completamente. Falou à sua mãe sobre os seus sonhos e visões e ela explicou-lhos e disse-lhe: “Eu também tenho tido presságios sobre ti Ahmad, tenho-te visto a trabalhar pelo Amor de Allah e conduzindo muita gente ao Seu Amor”. Depois destas palavras levantou os seus olhos ao céu e recitou uma prece: Oh Allah, por favor, aceita o meu filho e torna-o forte para o Teu caminho”. Desde então, uma pessoa mística e espiritual começou a aparecer-lhe uma e outra vez sem poder nunca ver o seu rosto. Em Abril de 1982 esta pessoa disse-lhe para se afastar do mundo e se retirar na antiga Mesquita por um período de dois meses. Isto ocorreu durante os sagrados meses de Rajab e Shaban do ano da Hégira de 1402, ou seja, Abril e Maio de 1982. Ahmad colocou em palavras a experiência daquela época no seguinte poema:

 Procura e encontra

Oh gentes, esta pequena pitada de Bondade que o meu Criador me deu,
Avassalou-me de tal modo que incapaz sou de a descrever sobre papel algum ou com lápis algum deste mundo.

Oh Allah, essa migalha de Bondade que Tu me dás conduz-nos a um caminho recto.
Oh Allah, essa Bondade que me deste, é o alicerce que nos entregas

Oh crentes quão doces serão os Jardins de onde fluem os rios?
Oh crentes qual será a grandiosidade desta Graça?
Oh crentes, Nosso Senhor há-de ser a Bondade eterna, a Grandiosidade eterna.


No dia 11 do sagrado mês do Ramadão de 1402 AH, 2 de Julho de 1982, Ahmad fez vinte e dois anos. Deu-se então uma completa transformação. Leu o seu primeiro livro Sufi “Girando para Deus”. Depois de ler este livro, invocou Deus com a mão sobre o Sagrado Corão fazendo um juramento com esta oração: “Oh Allah, que maravilhoso seria vir a ser um dervixe rodopiante e desse modo num instrumento do Teu Amor, rogo-Te que por favor me abençoes com esta abertura Mevlevi e prometo-Te em Teu nome que toda a minha vida será ao Teu serviço”.

Passaram três anos e em segredo jurou sobre o Corão a Allah e a Seu Amado Profeta (saws) que não seguiria outra Tariqa. Em 1985 conheceu o seu mestre, Mawlana Shaykh Muhammad Nazim al Haqqani an Naqshbandi.
Completamente avassalado pelo carisma deste grande santo, agora podia ver claramente o rosto da pessoa espiritual que sempre o havia acompanhado. Esse rosto era o desta pessoa santa. Agora recebia resposta às suas intricadas perguntas. Tudo isto teve para ele imensa importância, ao ponto de ter rompido a sua promessa secreta à Tariqa Mevlevi fazendo um novo juramento de fidelidade ao Iman da Tariqa Naqshibandiya.

Mawlana Shaykh Nazim e Shaykh Ahmad Dede

Em 1985, enquanto o Grande Shaykh dirigia as orações de Sexta-feira, deu-se uma “abertura secreta” no seu coração. E foi em Inglaterra, em 1986, um ano depois, que o Grande Shaykh lhe disse o seguinte: “Ahmad, o que te aconteceu na Holanda é uma oferta do nosso Grande Skaykh Abdullah ad-Daghistani (q); numa etapa posterior o compreenderás melhor”. O meu Grande Mestre, Mawlana Shaykh Muhammad Nazim Al Haqqani, visitou a Holanda pela primeira vez em 1985.

Sentimo-nos honrados em ter-se alojado na casa na nossa família. Apesar de ter ficado apenas por três dias, abençoou-me antes de partir para a Alemanha. Não muito depois da sua partida e com a sua bênção, parti com o meu irmão Omar Oppier para o Paquistão e Índia. Uma vez lá, visitámos os lugares Santos de várias vias sufis, Karachi, Lahore, Delhi, Adjmir Sjarif. Confiantes na condução de Deus, seguimos o caminho do Seu Vento Santo que Ele já havia decidido para nós. Após uma viagem muito especial que durou aproximadamente oito meses, já se aproximava o Ramadão de 1986. Nesse período o meu Grande Mestre disse-me para me dirigir a Londres. No primeiro dia do Ramadão deu-nos as boas vindas e disse-me directamente que ficaria com ele durante quarenta dias. Isso foi uma grande bendição.

Uma das bendições foi que o meu Grande Mestre me apareceu durante a noite e me disse: “Vem”, estendeu a mão na minha direcção e disse “Vem, apresentar-te-ei ao Khidr (as)”, nesse mesmo instante, graças às benções do meu Grande Mestre, encontrei-me de pé perante Sayyidina Khidr (as) recebendo também as suas bênções. Depois desta especial e grande bênção, o meu Grande Mestre disse:
Ahmad, um dia voltarás a encontrar-te com Khidr (as) e comigo”.

Ahmad seguiu o seu Grande Mestre tão bem como pode e com a benção de Allah teve êxito em encaminhar muitos buscadores ao seu Grande Mestre. Em 1990 convidou o seu Grande Mestre para um acampamento sufí, como convidado de honra. Naquele momento o Grande Mestre encontrava-se na Alemanha. Então o seu Grande Mestre disse-lhe que actuaria em seu nome, convertendo-o em seu representante onde quer que fosse. Houve vários encontros e acampamentos sufís e cada vez mais gente nova se familiarizava com a bendita Tariqa Naqshbandi. Em 1994 tornou-se progressivamente mais consciente da “abertura” oculta e pouco a pouco sentiu a sua crescente importância graças à condução espiritual do seu Grande Mestre. Em 1995 o seu irmão mais pequeno Djailani morreu, facto que pesou gravemente sobre ele.

Ele mesmo conta esta experiência pelas suas próprias palavras:
Ao sétimo dia do falecimento do meu irmão mais pequeno, exclamei cheio de dor: “Oh Allah, envolve-me com o teu Amor agora que mais que nunca necessito do Teu abraço, não sei como mas, se possível, por favor abraça-me com o Teu Santo Alento”. Levantei-me e subitamente vi-me envolvido num poderoso rodopio de uma força invisível. Enquanto isto sucedia, o Grande Shaykh do meu Grande Mestre apareceu perante mim, que continuava a rodopiar, e disse-me no meu coração: “Ahmad, foste eleito por Allah e pelo Seu Profeta (saws) para a Tariqa Mevlevi, foste eleito por Allah para ser o Iman da Tariqa Mevlevi”. No decorrer deste acontecimento, tudo desapareceu do meu coração e esqueci-me de tudo o que sabia acerca da Tariqa Naqshbandi. Eu estaba totalmente perdido e quando chamei pelo meu Grande Mestre com as palavras “Madad Ya Sayyidi”, comecei de imediato a girar. Uma e outra vez o meu Mestre me levou a um estado de “Hal” no meu coração, era guiado pelo meu Grande Mestre, pela presença espiritual de Mevlana Jalaluddin Rumi (q) e pelo nosso Grande Shaykh Abdullah ad-Daguistani (q), penetrando nos conhecimentos internos da Tariqa Haqqani-Mevlevi, conhecimento nunca aberto até então”.


O meu Grande Mestre tinha impedido do exterior a entrada nesta gnose, como uma pérola protegida pela sua concha. Seguindo a indicação do Santíssimo Profeta Muhammad (saws) disse que eu havia sido eleito por Allah (swt) e Seu Profeta (saws). Por causa de os Grandes Mestres me fazerem estar a girar a todo o tempo sem que me houvessem autorizado a revelar o segredo, as pessoas começaram a dizer que eu estava louco e muitos dos meus amigos se afastaram.


Sama' dirigido por Shaykh Ahmad

E assim como Deus havia determinado, acabou por acontecer. Em 1996, estando na nossa mesquita, completamente a sós, surgiu-me o meu Grande Mestre e me questionou se tinha alguma pergunta. Então perguntei ao meu Shaykh se podia ir a Konya visitar o Grande Mestre Mevlana Jalaluddin Rumi. O meu Grande Mestre disse-me: “Ahmad, agora tu és Rumi e Allah guiará Konya até ti. Amanhã receberás um presságio”. Na manhã seguinte tocou o telefone e um amigo de Haya disse-me “Ahmad, o Shaykh de Konya, Shaykh Nuri Hadji Baba, em breve chegará à Holanda e quería perguntar-t se o Shaykh pode fazer o Dhikr na tua mesquita na Quinta-Feira” Já tinha recebido esta informação do meu Grande Shaykh e a minha resposta foi que claro que seria bem recebido. Shaykh Nuri Hadji Baba visitou a nossa mesquita na Quinta-feira 31 de Outubro de 1996 e fez um grande Dhikr. No dia seguinte o Shaykh visitava a cidade de São Nicolau na Bélgica pelo que me pediu que me juntasse a ele. Uma vez lá, convidou-me a conduzir a oração de Sexta-Feira e depois de acabar o Shaykh começou a fazer o Dhikr Mevlevi. O Amor de Deus fez rodopiar os dervixes mas logo se concluiu o Dhikr. Naquela noite, nesse mesmo lugar, iria acontecer outro Dhikr.

Antes de começar com a programação da vigília, o Shaykh pediu a um dervixe chamado Nahid que me fizesse a seguinte pergunta “Se o Shaykh vos pedisse para regressarem à Holanda qual seria a vossa resposta?”. Imediatamente respondi que faria o que me pediam. Então o Shaykh Nuri Hadji Baba disse a um venerável dervixe, chamado Hafis que conduzisse o programa. O Shaykh disse que me acompanharia de regresso à Holanda. Toda a gente estava muito surpreendida porque muitas pessoas tinham vindo especialmente para ver o Shaykh de Konya, tudo havia sido preparado para aquela vigília e rogaram-lhe que ficasse.

Sem qualquer embaraço, o Shaykh Nuri Hadji disse que não e deixando para trás todos os seus dervixes e às pessoas sentou-se no carro ao meu lado dizendo: “Holanda”. Da minha parte, não duvidei dele nem um instante e pusemo-nos a caminho dos Países Baixos. Em Ridderkerk fizemos uma paragem e passámos, naquela santa noite, algum tempo na nossa mesquita Baitur Rahman. Allah sabe o que ocorreu durante aquela noite e que só foi possível graças à benção de Deus. Então recordei as palavras do meu Grande Mestre Mawlana Shaykh Nazim quando me surgiu na mesquita de Baitur Rahman dizendo-me “Ahmad, agora tu és Rumi e Allah levará Konya até ti, amanhã receberás um presságio”.

Mawlana Shaykh Nazim (dir.) e Shaykh Ahmad (esq.)
Já não podia escapar à “Verdade” e aceitei a indicação que me havia sido dada em 1995. Com a ajuda e bênção dos meus Grandes Mestres tinha sido preparado para esta tarefa. No verão de 1998, estando completamente a sós, o meu Grande Mestre Shaykh Muhammad Nazim apareceu-me numa visão e disse-me “Vem…” e a visão desapareceu.

Não muito depois desta experiência pus-me a caminho de Chipre para visitar o meu Grande Mestre em Lefke. Quando cheguei deu-me as boas vindas, beijei as suas santas mãos e ali fiquei sem palavras. Aquela noite houve um poderoso Dhikr no qual o meu Grande Mestre me pediu para me levantar e girar. Depois do Dhikr fui dormir para a minha habitação mas poucos minutos alguém chamou À porta. Abri a porta e um jovem murid de Konya disse-me “Ahmad, tenho uma mensagem para ti. Acabo de ter uma experiência extraordinária. Estando à frente da cozinha da Derga, o Grande Mestre Mevlana Jalaluddin Rumi (q) apareceu-me de repente e disse-me ‘Ó meu filho, vai aonde está Shaykh Ahmad e diz-lhe que tenho as minhas mãos sobre os seus ombros e que o Sultão está sobre ele’. Depois de comunicar esta mensagem desapareceu tão rápido como tinha aparecido”.

Abracei-o ao ouvir esta notícia divina e expressei a minha gratidão a Allah por esta notícia tão especial. Naquela noite em Lefke tive um sonho muito peculiar, vi-me de pé numa zona maravilhosa com muita gente ao meu redor, então levantei a minha mão direita e mal olhei o anel no meu dedo anular gritei a toda a gente que o havia encontrado “encontrei-o, olhai” Disse às pessoas que tinha o anel de Abu Bakr as Siddiq (RA). Então mostrei o anel a toda a gente. Essa manhã fui convidado a desjejuar em casa do meu Grande Mestre. Contei ao meu amado Mestre este sonho e Mawlana Shaykh Nazim disse “Sim, Abu Bakr as-Siddiq (ra) foi a primeira pessoa a entrar em ‘Sama’ t´, Ahmad, és o primeiro a representar este Sama”.

Alguns dias mais tarde, estando ainda em Lefke, um respeitável murid, também proveniente de Konya, dirigiu-se-me com estas palavras: “Ahmad, esta manhã estive com o nosso Grande Shaykh. Eu tinha um jornal no qual havia um grande retrato de Rumi, mostrei-o ao nosso amado Mawlana Shaykh Nazim e ele respondeu-me que já não havia um Dede em Konya, nem tão pouco o havia em Instambul, disse-me que o Dede Mevlevi está na Holanda e que é Shaykh Ahmad”. Pouco depois, o meu mestre mandou-me voltar à Holanda e disse-me “Vou-te enviar a um lugar onde te vão receber de braços abertos. Esse lugar é Inglaterra”.

O meu mestre abençoou-me e regressei à Holanda. Quando cheguei a casa a mina esposa deu-me a notícia de que o Shaykh Nuri Hadji Baba (q) tinha falecido a 19 de Outubro de 1998 (que Allah lhe dispense o seu Amor na eternidade).
No ano 2000, o meu mestre pediu-me que estivesse com ele nos sagrados meses de Rajab e Shaban. Indicou-me que ficaria com ele durante quarenta dias. Num desses dias, o meu mestre disse-me que no meu quadragésimo aniversário a “abertura oculta” se daria a conhecer ao mundo exterior. Entretanto acabava de fazer quarenta anos.

Também no verão de 2001 permaneci com o meu Grande Mestre durante quarenta dias, em Lefke. No quadragésimo primeiro dia da minha permanência, depois do Dhikr, o meu Grande Mestre pediu-me para o ver. A derga estava repleta de discípulos de todas as partes do mundo. Mawlana Shaykh Nazim falou acerca da “abertura” e disse-me que tinha ido a todos os lugares onde as pessoas precisaram de mim. Disse-me: “Amanhã voltarás à Holanda, faz o teu trabalho e faz tudo o que puderes pelo Profeta (saws), propaga o Seu amor e Deus abrir-te-á o este e o oeste”.

Agora, sob a autoridade do seu Grande Mestre Mawlana Shaykh Nazim, Shaykh Ahmad viaja por toda a Europa para ensinar a meditação secreta do rodopiar a partir do interior. Ele afirma que toda a gente pode aprender por intermédio do rodopiar como se abrir à experiência do Amor de Deus.
O seu Grande Mestre, Mawlana Shaykh Muhammad Nazim Adil al-Haqqani, é o líder mundial e Imã da abençoada Ordem Naqshbandi (Tariqa na-Naqshibandiya). Mawlana Shaykh Nazim é o quadragésimo Grande Mestre da Tariqa Naqshbandi e o último Grande Shaykh antes da chegada do Mahdi (as) e de Isa (as), Jesus filho de Maria.

Os primeiros Grandes Mestres transmitiram nos ensinamentos Naqshibandiya que o Mahdi (as) e Isa (as), Jesus filho de Maria, apareceriam sobre a terra nos dias do quadragésimo Grande Mestre Naqshbandi. Somente os Grandes Mestres da Tariqa Naqshbandi têm autoridade para iniciar discípulos em todas as outras ordens dervixes. Existem quarenta e uma Turuq [plural de Tariqa] sufis, das quais quarenta receberam a sua “abertura” do Santo Profeta (saws) por intermédio do “Coração espiritual” de Hadrat Ali (as), genro e primo do Santo Profeta Muhammad (saws), tudo segundo as palavras do Profeta (saws): “Sou a cidade do conhecimento e Ali é a porta”.

A Tariqa Naqshbandi recebe a sua “abertura” do Santo Profeta (saws) através do “coração espiritual” de Abu Bakr As Siddiq (ra), tal como disse o Profeta (saws): “Tudo o que Deus me confiou, confiei-o ao coração de Abu Bakr”. A completa “abertura” da Tariqa Mevlevi Haqqani sempre foi mantida em segredo. Este segredo remonta a Abu Bakr As Siddiq (ra) e o nome Mevlevi começou a ser utilizado depois de o Grande Mestre Mevlana Jalaluddin Rumi se ter unido ao seu “Amado”. De que “Coração” recebeu a Tariqa de Mevlana Jalaluddin Rumi, embora não conhecida por este nome naqueles tempos? O “Naqs” é a autêntica abertura secreta do quinto “Coração” espiritual do Sultão dos Awliya.

Este “Coração” secreto é a origem do primeiríssimo rodopio, do nascimento original do primeiro passo do “Sama”. Toda a Criação foi criada a partir da Alma deste primeiro “passo”. A túnica de “Siddiq” é uma oferta de Deus ao seu Eleito. O que foi eleito recebe o segredo deste primeiro giro “Siddiq”. O eu faz com que o “Naqs” do quinto “Coração” se abra no que foi escolhido é o selo de “Allah”. Isto é impossível que ocorra sem os Grandes Mestres da Tariqa Naqshbandi. Eles foram designados por “Allah”, são os guardiões e herdeiros do primeiro rodopio, túnica espiritual da Luz de Deus do quinto “Coração”.

A verdadeira alma da Tariqa Mevlevi nasceu dos “Naqsh” do quinto “Coração”, assim como o elevado nível espiritual do quinto “Coração” de Rumi não pode ser separado de Shams-i-Tabrizi, o autêntico “Coração” Mevlevi não se pode separar da Tariqa Naqshbandi. O segredo reflecte-se do quinto ao quarto “Coração”, do quarto ao terceiro “Coração”, do terceiro “Coração” ao segundo “Coração” e do segundo “Coração” reflecte-se neste coração terreno. É neste coração terreno onde o ego vaga livremente e sem a condução de um Grande Mestre é impossível não se desviar por completo. A alma do “Masnawi” é um segredo do quinto “Coração”, é a linguagem do Sopro de Deus que se abre como um presente para o Seu Eleito.

Do mesmo modo que o Grande Mestre Rumi, o Grande Mestre coloca a recepção do quinto “Coração” no coração terreno em palavras. O “Masnawi” é a “Tunica” e os diamantes que contém são a “alma” de “Siddiq”. É este “espelho de diamante” o que nos conduz ao caminho de Deus, para que aqueles demandadores sedentos do Amor de Deus possam ver e encontrar de novo o caminho.

O Shaykh Ahmad conta que o seu Mestre disse que nestes tempos todas as Turuq foram fechadas excepto a Tariqa Naqshbandhi e que a única Tariqa que agora tem a ligação com a Abertura Divina da experiência directa é a do Sultão dos Awliya da Tariqa Nashbandi.
O Sultão dos Awliya, o Rei dos Santos, é agora Hazrat Mawlana Shaykh NAzim al Haqqani-ar-Rabbani.

Hazrat Mawlana Shayk Nazim declarou que o segredo do Estágio Rabbani foi aberto ao mundo. Esta abertura é a preparação para a vinda de Al-Mahdi (as) e Jesus Cristo (as) filho de Maria.

Shaykh Ahmad Dede


Vídeos




Fotografias

Shaykh Ahmad Dede no Dia Mundial do Yoga,
Lisboa, Portugal 2011

Shaykh Ahmad Dede