quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

«Bastará apenas o Amor?»

اعوذ بالله من الشّيطان الرّجيم ، بسم الله الرّحمان الرّحيم


O nosso GrandSheikh (Abdullah ad-Daghestani, qs) contava este hadith (dito tradicional):

Um dia estava o Profeta (s.A.w.s. - que a Paz e a Bênção de Deus esteja sobre ele) a dar um sermão, quando um Beduíno chegou à porta da mesquita e gritou:
“Oh Profeta (saws), quando chegará o Último Dia?”

Não houve resposta. Então ele chamou de novo e tornou a chamar.
O Profeta (saws) aguardava que Allah lhe concedesse uma resposta, pois apenas Ele sabe quando será o Último Dia.

Então o Anjo Jibril (Gabriel, a.s. - que a Paz esteja sobre ele) veio a ele dizendo:
“Pergunta-lhe o que é que ele fez em preparação para o último Dia.”

O homem respondeu:
“Muhammad (saws), eu amo-te e amo o teu Senhor, nada mais, apenas isso.”

Então Jibril (as) disse a Muhammad (saws):
Responde-lhe que ele estará contigo e com o teu Senhor, como dois dedos juntos. Todo aquele que amar outro, terá que estar com ele no Último Dia.

Ao ouvir isto, Abu Bakr (r., Primeiro Califa do Santo Profeta Muhammad – saws) perguntou:
“Ó Profeta (saws), não será a acção uma condição necessária? Bastará apenas o Amor?”

Ele respondeu:
Não, ó Abu Bakr! As acções não são uma condição: o importante é o Amor. Todos estarão com o seu bem-amado amigo.

Se alguém é conquistado pelos seus nafs (ego) e as suas acções forem más, mas se o mesmo amar boas pessoas, sem amar más pessoas ou as suas próprias más acções, então ele beneficiará desse Amor.

Quando Abu Bakr ouviu esta resposta, ele rezou duas rakaats dando graças ao seu Senhor, e disse:
“Ó Profeta (saws), eu nunca ouvi tão boas-novas quanto estas, até agora.”
Vede a humildade de Abu Bakr: ninguém pode alcançar a sua estação.

“Até agora o meu coração tinha nós que eu não podia desatar. O teu discurso acabou de desatá-los. Estou satisfeito, absolutamente em paz com o meu coração. Nesta vida eu não consigo estar paciente, por um momento, senão na tua presença. Eu estava a pensar que, se as acções forem uma condição para estarmos juntos no Paraíso, como poderei eu estar contigo? Onde estão as minhas acções quando comparadas com as tuas?”

E onde estão as nossas acções quando comparadas com as de Abu Bakr? Assim sendo, o Profeta (saws) deu doces palavras ao povo. No Islão, não há nada mais alto que o Amor.

(por Mawlana Shaykh Nazim)

Versão original em inglês: Mawlana Sheikh Nazim, Love – Sufi Teachings and Spiritual Practices,
Mar de Plata/Malaga, SereSeres, 2008, pp. 60-61.
Imagem: http://www.sanalkampusum.com/showthread.php?t=60315